Ozempic Face: como gerir o efeito colateral do emagrecimento rápido

novembro 6, 2025
Compartilhe

A popularização das canetas à base de semaglutida, tirzepatida e drogas equivalentes, recomendadas para o tratamento da diabetes e da obesidade, trouxe grandes avanços no combate a essas questões. O fenômeno, no entanto, causou um outro impacto, este não tão positivo: o emagrecimento excessivo da face.

Essas medicações, muito eficientes no controle do nível de glicoseno sangue, na redução do apetite e no aumento da saciedade, costumam provocar um emagrecimento muito rápido. Durante seu uso, o rosto, assim como o corpo, perde gordura em ritmo acelerado. Há também uma diminuição de massa muscular, que afeta igualmente o corpo e a face. O resultado? A perda de volume nesses tecidos compromete a sustentação da pele e dos ligamentos, levando a um afilamento pronunciado e a uma flacidez acentuada.​

Como atingir o resultado esperado – controlar o diabetes e a obesidade – e, ao mesmo tempo, não trazer a reboque um rostoencovado, efeito colateral popularmente conhecido como Ozempic Face? Isso é possível, mas, para tanto, há um protocolo cuidadoso a ser observado.

Acompanhamento contínuo desde o início: o cenário ideal

A prevenção, como em muitas outras circunstâncias, é a melhor abordagem para evitar a Ozempic Face. Como já se sabe o que as canetas de semaglutida e tirzepatida costumam causar – perda de gordura, perda de massa magra, diminuição da espessura da pele, flacidez –, o correto é contar com acompanhamento profissional e planejar procedimentos estéticos desde o começo do tratamento contra o diabetes e a obesidade. As etapas devem se suceder em paralelo à progressão da perda de peso.

De início, os bioestimuladores de colágeno podem ser muito úteis. Por agirem promovendo a síntese dessa fibra responsável pela densidade da derme, contribuem para deixar a pele mais firme e, ao mesmo tempo, com mais viço, mais glow. Ou seja, o aspecto geral fica mais saudável e há menos sinais de abatimento. Aplicações complementares podem ser recomendadas posteriormente.
O passo seguinte, que se dá quando o emagrecimento geral começa a ficar um pouco mais evidente – o rosto já emagreceu um pouco, mas não muito – é utilizar preenchedores à base de ácido hialurônico. Injetados em áreas estratégicas, como laterais da face e maçãs do rosto, asseguram mais sustentação e volume. O grande benefício de adotar a técnica nesse momento precoce é que as intervenções são sutis. O resultado, mais uma vez, é a manutenção de uma aparência mais harmônica e mais descansada.

“Conforme o tratamento avança e a perda de peso vai se acentuando, novas aplicações de ácido hialurônico podem ser realizadas”, explica a dermatologista Gabriela Capareli, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica. “O benefício de realizar um acompanhamento contínuo do paciente é poder trabalhar essas intervenções de uma maneira mais delicada e customizada, evitando que os sinais do emagrecimento afetem a estética da face.”

Tecnologias, por outro lado, devem ser utilizadas com cautela durante o período de perda de peso. “A energia de um ultrassom microfocado, por exemplo, pode afetar também a gordura presente abaixo da derme, a depender da profundidade e da energia utilizadas. Nesse momento em que a perda de volume já está acelerada, provocar um enxugamento ainda maior dos coxins de gordura pode ser contraproducente”, esclarece Gabriela Capareli.

E quando o emagrecimento já se deu?

Quando a pessoa já passou pelo tratamento com as canetas de semaglutida ou tirzepatida e o rosto já emagreceu muito, a abordagem é um pouco diferente. “Os procedimentos recomendados são os mesmos, porém, como o rosto já está afinado e abatido, o usual é utilizar quantidades maiores tanto dos bioestimuladores como dos preenchedores, já que a necessidade de recuperar volumes é grande”, diz a dermatologista. O custo, obviamente, também aumenta quando as intervenções precisam ser mais amplas.

Nesse tipo de caso, o antes e depois do paciente mostra mudanças mais drásticas, por mais refinado que seja o trabalho do profissional que o acompanha. Esse é um dos principais motivos pelos quais se recomenda que o acompanhamento ocorra desde o início do processo de emagrecimento – para que as interferências estéticas sejam praticamente invisíveis e mais naturais.

O que não se pode esquecer

Um ponto não relacionado a procedimentos estéticos mas que tem total conexão com um emagrecimento mais ou menos saudável – e com abatimento menor ou maior – é o cuidado com a alimentação. “A perda de apetite provocada pelas canetas é tão grande que muitos pacientes não só reduzem a quantidade de alimento ingerido como também a sua qualidade. Passam a petiscar e não atentam à falta de nutrientes ocasionada por essa dieta mal organizada”, alerta Gabriela Capareli. Manter o nível adequado de consumo de proteínas é especialmente importante durante o tratamento, avisa a especialista. Esse nutriente é essencial para a manutenção tanto dos músculos como da estrutura da pele e sua deficiência vai trazer impactos negativos para o organismo como um todo – beleza do rosto incluída.

Gostou? Compartilhe essa ideia

Também pode te interessar

Preenchedores de ácido hialurônico: como identificar e usar cada opção

O que faz um preenchedor de ácido hialurônico ser diferente do outro? E quais os motivos para se utilizar preenchedores…

Ultrassom microfocado: a tecnologia na prevenção do envelhecimento

Uma ferramenta altamente tecnológica com múltiplos propósitos: assim é o ultrassom microfocado, aparelho que conquista os profissionais da saúde e…

Pharmaesthetics conquista a certificação NBR ISO 13.485, uma chancela internacional de qualidade

A Pharmaesthetics é uma empresa que considera a qualidade um dos seus principais pilares. O bom cumprimento regulatório de todos…

Nós utilizamos cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação, além de personalizar conteúdos e anúncios. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Inovação e Ciência em um portfólio exclusivo para seus tratamentos.
Solução 360º: diversificado portfólio de tratamentos estético minimamente invasivos.