Preenchedores de ácido hialurônico: como identificar e usar cada opção

outubro 7, 2025
Compartilhe

O que faz um preenchedor de ácido hialurônico ser diferente do outro? E quais os motivos para se utilizar preenchedores diversos dependendo da região que será tratada?

O assunto é técnico, mas merece ser detalhado. Dessa forma, é possível entender melhor as especificações e indicações de cada um dos preenchedores Pharmaesthetics Biogelis® e usá-los da maneira mais adequada.

Que fatores caracterizam os preenchedores?

Concentração, reticulação, elasticidade, viscosidade… Há algumas características importantes que individualizam a formulação de um preenchedor de ácido hialurônico.

A concentração talvez seja a mais conhecida delas. Quanto mais ácido hialurônico um preenchedor contém, mais densidade ele irá oferecer quando injetado na pele.

O grau de reticulação, por sua vez, fala sobre a capacidade de o ácido hialurônico formar uma rede. Esse índice está ligado à quantidade de hialuronato de sódio presente na fórmula – aumenta conforme se acrescenta hialuronato – e também ao uso de um componente, o BDDE, que age promovendo o processo de reticulação (falaremos mais sobre ele em um próximo conteúdo). Quanto mais as moléculas se agrupam de maneira reticulada, mais projeção o preenchedor consegue proporcionar.

G Prime, perfil reológico e mais pontos que definem as diferenças

Outros termos empregados quando se avalia as características e indicações de um preenchedor de ácido hialurônico são elasticidade e viscosidade. Estes, por sua vez, estão relacionados a expressões muito mencionadas quando se fala nessa categoria de produto: o G Prime e o G 2 Linhas.

G Prime (ou G Linha) é o fator que designa a elasticidade de um preenchedor de ácido hialurônico. G 2 Linhas, por sua vez, é o fator que se refere à sua viscosidade, a seu nível de fluidez. A relação entre um e outro ajuda a estabelecer como cada tipo de preenchedor deve ser utilizado.

Quando, em análises realizadas por um aparelho chamado reômetro, o G Prime apresenta um valor mais alto e se mantém acima do G 2 Linhas de maneira constante, isso demonstra que a principal característica do gel de ácido hialurônico avaliado é a elasticidade e indica que ele tem um poder expressivo de proporcionar volume e projeção. Um G Prime elevado determina também a capacidade do gel preenchedor de resistir à deformação sob pressão. Assim, quanto maior o G Prime, menos ele se deforma. Preenchedores com essas características são os mais efetivos quando a proposta é redesenhar e estruturar regiões naturalmente submetidas a uma maior pressão muscular, como os maxilares.

Se, por outro lado, a análise indica que G Prime e G 2 Linhas começam o teste com valores equivalentes e vão se distanciando conforme a avaliação progride, a conclusão é de que se trata de um preenchedor com grau de elasticidade baixo ou intermediário – e, em paralelo, com mais fluidez. Quando o ponto de partida é mais baixo, a elasticidade é menor, a viscosidade, mais alta, e o produto é adequado para o tratamento de linhas finas e vincos em regiões de maior mobilidade. Quando o ponto de partida é intermediário, a elasticidade e a fluidez são igualmente medianas e o produto trará melhores resultados quando utilizado para ressaltar áreas específicas da face, como os zigomas.

Os exames realizados com o reômetro resultam em perfis reológicos dos géis submetidos a eles – gráficos que apontam detalhadamente a performance dos produtos durante o intervalo de teste. Além de determinar o G Prime e o G 2 Linhas – e, por consequência, o nível de elasticidade e de viscosidade –, avaliam o grau de coesividade de cada produto, ou seja, a capacidade que o gel tem de manter sua consistência e sua uniformidade mesmo quando é alvo de tensão. Os géis preenchedores produzidos pela Pharmaesthetis são reconhecidos por sua alta coesividade.

Por trás dos resultados significativos dos produtos Pharmaestetics nos testes de perfil reológico está uma tecnologia proprietária e diferenciada. É a DNE, Dynamic Natural Effect.

Quatro preenchedores com ácido hialurônico e seus efeitos específicos

Diferenciais mapeados, fica mais simples entender o que caracteriza os quatro preenchedores da linha Pharmaesthetics Biogelis®.

Biogelis® Fine Lines é indicado para os primeiros sinais do tempo – linhas nasolabiais (conhecidas popularmente como bigode chinês) e linhas radiais na face (localizadas no entorno dos olhos e dos lábios). É a versão mais fluida e menos elástica entre os preenchedores de ácido hialurônico da Pharmaesthetics. Ajuda a nivelar os vincos, trazendo mais uniformidade para o relevo da pele nas áreas em que for aplicado.

Biogelis® Global tem uma concentração, uma reticulação e uma elasticidade maiores, oferecendo um pouco mais de projeção. É o preenchedor ideal para utilizar na região do zigoma, restaurando o volume com flexibilidade de movimentos.

Biogelis® Volume está algumas posições acima nas escalas de concentração, de reticulação e de elasticidade. É recomendado para dar volume ao queixo e à mandíbula e ajuda a redefinir os contornos da face.

Biogelis® Volumax é a opção mais densa, mais reticulada e mais elástica entre todos os preenchedores com ácido hialurônico da Pharmaesthetics. Trata-se do produto com maior G Prime e maior capacidade de projeção entre as quatro variedades oferecidas pela empresa. Suas indicações: corrigir assimetrias, restaurar o contorno facial e trazer volume.

Ao tratar um paciente, o profissional de saúde deve considerar todas essas diferenças. Um trabalho personalizado e artesanal, que adeque o tipo de preenchedor à área focada e ao objetivo desejado, trará resultados mais refinados e satisfatórios.

Duas observações finais relevantes: todos os produtos da família Biogelis® já vêm com anestésico (lidocaína) incorporado e mesmo as versões mais densas apresentam baixa extrusão. Essa última característica faz com que os preenchedores com a assinatura Pharmaestetics demandem menos força ao injetar, facilitando as manobras dos profissionais de saúde.

Gostou? Compartilhe essa ideia

Também pode te interessar

Ultrassom microfocado: a tecnologia na prevenção do envelhecimento

Uma ferramenta altamente tecnológica com múltiplos propósitos: assim é o ultrassom microfocado, aparelho que conquista os profissionais da saúde e…

Sochimce: Pharmaesthetics participa do congresso e anuncia expansão

A edição 2025 do Sochimce, congresso organizado pela Sociedade Chilena de Medicina e Cirurgia Estética, foi especialmente importante para a…

Slow Aging: a nova forma de abordar o envelhecimento

A expressão antiaging (antienvelhecimento) vem, aos poucos, perdendo terreno no universo da beleza e do bem-estar. Tem sido substituída pelos…

Nós utilizamos cookies para garantir a você a melhor experiência de navegação, além de personalizar conteúdos e anúncios. Ao continuar você concorda com a nossa Política de Privacidade.
Inovação e Ciência em um portfólio exclusivo para seus tratamentos.
Solução 360º: diversificado portfólio de tratamentos estético minimamente invasivos.